Bibliotecas Alternativas

Little Free Library
Caixas de correio abrigam pequenas bibliotecas comunitárias

Por que não aproveitar o espaço da uma caixa de correio para trocar conhecimento com seus vizinhos?
Essa é a ideia por trás do projeto Little Free Library, que começou nos Estados Unidos e já se espalhou pela Europa, África, Ásia, Oceania e América Central.
Basta instalar na sua rua uma caixa de correio de tamanho adequado para abrigar alguns livros e começar a promover o novo espaço comunitário, onde qualquer um pode pegar um livro e devolvê-lo depois de lido.
Para rechear uma pequena biblioteca gratuita, quanto mais pessoas contribuir, melhor. A ideia não é doar qualquer obra, mas aquela que você gostou de ler e recomenda para seus vizinhos. “Esta é uma coleção com curadoria cuidadosa e a livraria em si é uma peça de arte da vizinhança”, dizem os criadores da iniciativa, Todd Bol e Rick Brooks.

BIBLIOBURRO

 (HISTÓRIA DE UMA VOCAÇÃO)






Atualmente com o advento da internet os mais longínquos lugares estão conectados e têm acessos ao conhecimento e a informação, contudo ainda existem lugares onde não há nenhuma forma de acesso.
Na Colômbia existe um professor que é dedicado a trazer a leitura para localidades mais remotas, é o professor Luis Soriano, que decidiu saltar sobre as costas de seus burros Alfa e Beto para levar livros nos fins de semana para as comunidades indígenas, o projeto foi chamado de Biblioburro .
“O Biblioburro é uma ideia simples: uma biblioteca itinerante que distribui livros sobre as costas de dois burros”.
Este programa que promove a leitura foi criado em La Gloria, Colômbia sob a ideia de Luis Soriano Borges, um universitário professor de literatura espanhola, mas, por opção, trabalha como professor de escola primária.

Luis teve essa ideia para ajudar seus alunos, que tinham vivido os mesmos conflitos sociais que ele viveu quando uma criança.


BIBLIOMOTOCARRO

Na Itália, Antonio La Cava, um ex-professor, corre a campanha a bordo de seu Bibliomotocarro para transmitir a sua paixão por livros para crianças carentes ...





Nenhum comentário:

Postar um comentário