20 de novembro de 2012

Arca das Letras participará da 8ª edição da Feira da Agricultura Familiar e da Reforma Agrária



    


O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em parceria com o Instituto Latino America, realiza no Rio de Janeiro, a 8ª edição da Feira Nacional de Agricultura Familiar e Reforma Agrária – Brasil Rural Contemporâneo, entre os dias 21 e 25 de novembro de 2012.  
Até o momento foram realizadas sete edições, sendo cinco em Brasília/DF e duas no Rio de Janeiro/RJ, na Marina da Glória.
A feira objetiva a divulgação, a promoção e a comercialização de produtos oriundos da agricultura familiar e da reforma agrária, beneficiários das políticas públicas do MDA, sendo considerada a mais completa feira do gênero na América Latina
 Estarão reunidas 650 organizações de agricultores familiares e da reforma agrária formadas por agricultores e agricultoras familiares, assentados da reforma agrária, quilombolas, povos tradicionais, ribeirinhos e pescadores artesanais.
A programação cultural também chama atenção e é marca registrada da Feira. Inclui apresentações e espetáculos com artistas de renome da música popular brasileira, assim como grupos de cultura de raiz, vindos de todos os cantos do Brasil.
Dentro da programação da feira está incluso o Encontro Nacional dos Agentes de Leitura. O Rio Grande do Norte se fará presente, através da participação da coordenadora do programa no estado Paula Valéria, que irá apresentar um vídeo com as ações desenvolvidas no ano em curso, que consiste em participação em eventos e feiras, com oficinas pedagógicas e divulgação do programa; trabalho de diagnóstico e visita às comunidades, além da participação de uma agente de leitura da comunidade remédio, do município de Umarizal, que se destacou dentre as comunidades como a experiência mais exitosa e de destaque no estado.

8 de novembro de 2012

Arca das Letras é implantada no Assentamento São José no município de Maxaranguape



Neste dia 05 de novembro foi implantado no Assentamento São José, município de Maxaranguape uma biblioteca Arca das Letras. A biblioteca era uma reivindicação da comunidade que possui 44 famílias e cerca de duzentas pessoas que vivem da agricultura familiar, onde produzem mandioca, milho, feijão, caju, acerola, coco, banana, melancia e hortaliças.
A arca ficará na escola que se destina a educação infantil, que atende crianças do ensino fundamental de 1ª a 4ª série.
A comunidade é bastante participativa e compareceu a solenidade de entrega da biblioteca, ficando bastante empolgados com a aquisição.
Cada arca é constituída de 200 livros diversificados, que já são catalogados e divididos por tipologias: Didáticos, técnicos, Literatura infantil e Literatura de jovens e adultos; uma placa de sinalização para indicar que naquela comunidade possui uma biblioteca; folders e marcadores de livros para divulgação do programa; pasta de controle de empréstimos, carimbo, cola e material para catalogar livros adicionais.
Na ocasião a agente de leitura recebeu as orientações para a manutenção e empréstimos dos livros, bem como a realização de eventos e rodas de leitura para mobilizar e incentivar a leitura na comunidade.