30 de junho de 2012

A arte de contar histórias

           

O ato de contar histórias é um momento que proporciona lazer e prazer para as crianças, entretanto nós mediadores da leitura temos que ter clareza, da importância da literatura Infantil, sob os aspectos culturais, sociais e até psicológicos que a história transmite.
Podemos utilizar as histórias infantis como um aliado e poderoso instrumento de aprendizagem, estimulando a imaginação, a curiosidade a descoberta, o desenho, a brincadeira, o teatro, a compreensão do mundo que nos cerca, favorecendo o espírito crítico e o desejo de transformar a realidade. 
Numa contação de história, têm que ser levados em consideração vários aspectos como: a entonação de voz, o vocabulário, o ouvir, a concentração, o estímulo à imaginação, emoções, cultura etc. Ler e contar histórias apresentam visões de mundo, de valores, dos conflitos humanos e sociais, da história do mundo em diferentes épocas e culturas, permitindo a reflexão e a análise.
Existem inúmeras formas de contar histórias vai depender da criatividade de cada um. A sugestão que segue é bem simples e fácil de fazer.

Material necessário

Caixa de fósforos vazia
Retalhos de papéis coloridos
Lápis de cor ou hidrocor
Grampeador
Cola
Papel ofício ou outro que disponha
Fita colorida




Use os papéis coloridos para decorar a caixa, conforme o tema escolhido para a história




 Grampear a fita na extremidade da parte de dentro da caixa



Recorte uma tira do papel ofício um pouco mais estreita que a  caixa e escreva a história. Depois dobre tipo uma sanfona



Cole o fim da tira de papel no interior da caixa de fósforos




Agora conte sua história
      


Use a criatividade e viaje no mundo da imaginação








Fonte da caixinha de histórias:http://visao.sapo.pt/aprende-a-fazer-uma-caixa-de-historias=f638742

21 de junho de 2012

Vídeo da Arca


Apresentação




Este blog se destina a documentar, registrar e socializar as ações desenvolvidas nas comunidades que possuem a biblioteca Arca das Letras, tornando os Agentes de Leitura partícipes da construção do blog, com sugestões de post, poesias, produções literárias, cordéis, entre outras atividades produzidas nas comunidades, como forma de interação entre os atores que fazem o Programa Arca das Letras no RN.